Blog

Alinhamento

O alinhamento é um processo onde se ajusta o ângulo das rodas, ou seja, por meio dele as rodas ficam paralelas entre si e retas em relação ao solo. O intuito deste procedimento é diminuir o desgaste e atribuir mais conforto para o motorista e passageiros, sem contar que aumenta a vida útil dos pneus e proporciona uma economia de combustível. A importância deste procedimento é para que as rodas obedeçam às especificações determinadas pelo fabricante do veículo.

Um diferencial que a Pneunorte possui é o alinhamento 3D, onde o carro é colocado numa plataforma dotada de sensores que analisa três parâmetros: x, y e z.

O sensor irá ler a posição de um refletor instalado em cada roda e mostrará na tela do computador o desenho tridimensional de partes do veículo e a variação das medidas em relação ao padrão de fábrica. Com os valores obtidos nas leituras serão enviados a um programa para se obter exatamente qual a diferença entre eles e as medidas originais do carro.

Com os ajustes feitos, o equipamento faz a medição que será comparada com os dados originais para saber se o carro está efetivamente alinhado. No entanto, o Alinhamento 3D e mais preciso e exato.

PNEUS GOODYEAR – POR QUE VALE A PENA COMPRAR?

Por Full Pneus

 

Adquira os melhores pneus do mercado! A Goodyear é uma marca de renome internacional, com uma alta tecnologia!

Dentre as principais marcas de pneus, destaca-se a Goodyear. Esta fabricante é uma das mais conceituadas do mercado. Assim, é muito famosa por oferecer apenas produtos de qualidade.

Em nosso Centro Automotivo, onde comercializamos pneus e peças automotivas, esta empresa permanece sendo procurada por muitos motoristas, os quais confiam em suas soluções.

Portanto, tenha a certeza: adquirir os pneus da Goodyear é uma ótima opção!

Quando trocar os pneus do carro?

Sabemos que os pneus são responsáveis por grande parte da segurança e dirigibilidade de um carro, portanto é importante que fiquemos de olho no estado deles para que diminua os riscos ao dirigir, sabendo a melhor hora para trocar os pneus de seu carro.

O pneu é parte fundamental na estabilidade do carro, os sulcos ajudam o motorista a ter controle do veículo. O perigo, então, se encontra quando os pneus estão carecas, pois ficam sem sulcos, logo afeta na estabilidade do carro.

Apesar, claro, da estabilidade não ser afetada apenas pela falta de sulcos, deve-se verificar a presença de bolhas, deformações e/ou calombos nos pneus.

E você sabe verificar o estado dos pneus afim de realizar a troca quando necessária? Hoje vamos te mostrar qual é o melhor (e mais seguro) momento para trocar os pneus do seu possante. Então confira já!

Quilometragem x Validade

O primeiro passo (e mais básico) é checar a quilometragem e a validade de seus pneus. O primeiro dado você confere com o fabricante quanto o pneu consegue rodar mantendo seu grau de segurança. Já o segundo você pode verificar na nota de compra dos pneus, geralmente tem prazo de 5 anos.

Banda de Rodagem

Esta é a parte que toca diretamente no chão e é composta pelos sulcos do pneu, o que, neles, há os TWI, um indicador que fica localizado dentro de cada sulco que, quando os pneus estiverem novos, é completamente visíveis. Desta forma, quando os sulcos dos pneus estiverem desgastados até este indicador é hora de trocá-los.

E as laterais?

Não apenas a banda de rodagem do pneu deve ser analisada, caso as laterais tenham ressecamento, ranhuras ou rasgos isto oferece perigo, podendo acarretar em estouro do pneu.

Além disso tudo, vale lembrar que a lei pune quem não cuida dos pneus. Embora a legislação de trânsito não trate de forma específica sobre esse tema, ela define, no artigo 230 que conduzir veículos “em mau estado de conservação” gera multa e penalidades. Portanto, o pneu avariado é enquadrado como ocorrência grave, com uma punição de R$ 195,23 e perda de 5 pontos na carteira.

6 Dicas para o motor do carro durar mais

O motor é a parte vital de qualquer veículo e ter problemas com ele é uma coisa que todos nós queremos evitar. Para isso, existem algumas dicas para o motor do carro durar mais, que se você quiser aumentar a vida útil do motor elas irão te ajudar.

Para você não ter incômodos e gastos com o seu carro no futuro, separamos algumas dicas para você não ter um carro parado na oficina.

Dicas para o motor do carro durar mais

1 -Não precisa aquecer o motor do carro antes de começar a rodar

Quando você for sair pela manhã para trabalhar ou para passear, não há necessidade de “esquentar” o motor por alguns minutos em marcha lenta. É melhor que você entre no veículo, ligue o motor, coloque o cinto, faça os ajustes no banco e nos espelhos e pronto, já pode sair com o carro!

Esse tempo que gastou com os ajustes, já o suficiente para o carro estar pronto para rodar. Porém o carro ainda estará frio, então rode com suavidade até que o motor atinja a temperatura normal de funcionamento.

 

2 -Acelerações bruscas nem pensar!

Acelerar demais toda vez que o semáforo abre não irá te ajudar a chegar mais rápido ao seu destino, e sim antecipar a sua parada na oficina mecânica com problemas no motor. Acelerar bruscamente é um dos atos mais prejudiciais para a saúde do automóvel.

Quando estamos no trânsito, a tendência do motor é aquecer muito e esse tipo de condução só aumenta a temperatura de todo o conjunto do veículo, gerando sobrecarga no sistema de arrefecimento, juntas e correias, por exemplo. Por isso, não arranque com o carro no sinal verde.

3 -Não precisa economizar nos filtros de óleo e de ar

Toda vez que esgotar o fluido do filtro de óleo, não alterne em troca sim e troca não. Um filtro de óleo é uma peça de baixo custo (a mais barata custa em torno de R$ 9!), e considerando sua importância no bom funcionamento do propulsor do motor, vale a pena fazer a troca. A mesma regra se aplica no filtro de ar. Nada de “bater um ar”, aspirar ou lavar. Pode trocar sem duvidar.

4 -Escolha bem o óleo do seu carro

Comprar óleo de origem duvidosa pode te dar muitas dores de cabeça. Se o fabricante recomenda que seja utilizado óleo sintético, use. Nunca misture com óleo mineral. Dê preferências as gerações mais novas de fluído, com poder de detergência de classe SL, no mínimo.

5 -Sempre use a transmissão com sabedoria

A forma como o câmbio é utilizado influencia diretamente no rendimento do motor. Rotações elevadas aumentam o consumo e ruído e fazer trocas de marcha no limite do giro do motor, irá encurtar a vida dos componentes. Por isso, é importante que você sempre utilize a marcha ideal para a velocidade em que está dirigindo e considerar a inclinação da pista. E nunca reduza a velocidade do carro usando apenas as marchas.

6 -Leia o manual do veículo e faça revisões preventivas

Geralmente o manual do veículo fica esquecido no fundo do porta-luvas, mas é bom sempre se lembrar dele e ler. No manual, você encontra as informações de intervalos de manutenção e itens que devem ser trocados conforme a quilometragem do carro.

É importante prestar atenção e trocar as peças que precisam ser trocadas. Velas e cabos, bateria, correias, rolamentos, fluidos, tudo isso pode ser mantido em dia e o seu motor irá trabalhar tranquilamente. E faça sempre manutenções preventivas em seu carro. Procure uma oficina mecânica de confiança e faça revisões constantes no seu veículo.

E aí gostou do nosso post? Compartilha com seus amigos essas dicas de ouro!

Publicado por Marketing Hipervarejo em 1 de novembro de 2019

 

Revisão de férias: O que você deve conferir antes de viajar?

Se você está pensando em colocar o carro na estrada e aproveitar ao máximo o momento com a família, é hora de fazer a revisão de férias do seu veículo!

Para viajar, é necessário antes de pegar estrada e curtir as férias, garantir que o veículo esteja em boas condições, para evitar qualquer surpresa desagradável ou até algo mais sério.

Para garantir que o carro está pronto para a viagem, é indispensável que você faça uma revisão de férias. Essa revisão consiste em vários procedimentos que visam evitar o aparecimento de problemas e quebras. Realize a revisão de férias alguns dias antes da viagem, garantindo assim uma viagem segura e sem dor de cabeça.

O que eu preciso verificar na revisão de férias do meu carro?

Cheque e calibre os pneus

Os pneus são responsáveis pela estabilidade e dirigibilidade do veículo. Deve-se calibrar os pneus periodicamente e manter a pressão sempre de acordo com o estipulado pelo fabricante do veículo no manual. Manter a correta calibração, além de assegurar a segurança do carro, aumenta a vida útil do pneu e protege contra danos.

Não se esqueça de incluir o estepe na inspeção. Muitas vezes os motoristas não se lembram dele. Substitua o estepe imediatamente se ele estiver com bolhas ou danificado de alguma forma.

Realize o alinhamento e o balanceamento das rodas

O alinhamento é feito para ajustar os ângulos das rodas do carro, fazendo com que elas fiquem retas em relação ao solo e paralelas entre si. Já o balanceamento, é a manutenção que faz com que as rodas girem sem vibrações. É muito importante fazer as duas manutenções, porque elas possuem diferentes funções.

Verifique os limpadores de para-brisa

Para garantir a boa visibilidade nas rodovias, é necessário verificar o limpador de para-brisa. Caso seja notado que as palhetas estão ressecadas ou o limpador esteja emitindo algum som durante o seu funcionamento, é aconselhável trocar o item por um novo.

Verifique e teste os freios

Os freios são muito importantes para a segurança e para a estabilidade do veículo. As pastilhas precisam manter uma espessura mínima, por isso é indispensável que seu desgaste seja verificado, para garantir que elas não ultrapassem o limite.

Confira o nível de água no radiador

O sistema de arrefecimento do veículo é responsável por manter o motor em sua temperatura ideal de trabalho, evitando que ocorra superaquecimento ou até mesmo que o motor derreta.

Então, é extremamente importante que um mecânico de confiança verifique se o nível de água do radiador e faça a manutenção necessária, para que você possa pegar a estrada sem maiores preocupações.

Verifique os Fluídos

Na estrada, o motor é submetido a um esforço maior que no ciclo urbano. Por isso, é importante checar o nível, a validade de todos os fluídos e seus respectivos filtros, bem como a presença de vazamentos: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, e nível do combustível do reservatório de partida a frio (carros flex). Se o prazo de troca de filtros e fluidos estiver próximo, não há problema em adiantar a troca.

Gostou do nosso post? Compartilhe com seus amigos!

Após fazer a revisão do seu veículo, se for necessário a compra de qualquer pneu, a Pneunorte está aqui para te ajudar!

Após a revisão de férias, tá liberado para botar o pé na estrada e curtir com a família e amigos!

Boa viagem! Até a próxima!

Publicado por Marketing Hipervarejo em 12 de julho de 2019

Balanceamento

O balanceamento permite que as rodas girem sem provocar vibrações, ela é essencial para equilibrar o conjunto de pneu e rodas do veículo. Ao executar essa manutenção o motorista terá mais conforto na condução do carro e na acomodação dos passageiros, além de induzir diretamente no desempenho dos pneus.

Cambagem

Cambagem é a centralização do pneu. Na suspensão, o pneu tende a inclinar para um dos lados direita ou esquerda. Mas, para o carro rodar perfeitamente, ambos devem estar alinhados.

A cambagem possuísse dois termos “camber positivo” e “camber negativo”. Na situação do positivo, é quando as rodas estão inclinadas para dentro da carroceria. Já quando as rodas estão inclinadas para fora da carroceria, é chamado de camber negativo.

Deve-se atentar que cada veículo possui uma angulação ideal especificado pelo fabricante e o objetivo é ajudar a estabilidade do automóvel ao realizar esforços laterais que ocorrem no momento de uma curva, para compensar os movimentos de flexibilidade da suspensão, evitar vibrações de média intensidade das rodas para o volante.

Como funciona a troca de óleo?

Um veículo após rodar uma certa quilometragem específica, a troca de óleo do motor do carro deve ser feita, já que esse produto vai perdendo suas propriedades ao longo de seus inúmeros ciclos de trabalho.

Por isso, a troca de óleo do motor é essencial para o carro, aparenta ser um procedimento simples, porém pode pegar muitos motoristas desprevenidos e acarretar em um prejuízo imenso. Especialistas explicam que o óleo protege internamente as peças do motor, reduzindo o atrito entre as partes móveis (que são metálicas), evita a formação de ferrugem, o acúmulo de sujeira e ajuda no resfriamento.