xistem três tipos de construção de pneus: Radial, Diagonal e Diagonal Cintado.
Radial: Pneus radiais é o tipo de construção mais modernos existente, pois, são mais eficientes nos termos consumo de combustível, resistência ao desgaste, estabilidade do veículo, conforto, resistência à perfuração e entre outros. Sua estrutura segue no sentido para o centro do pneu não causando sobreposição entre si, por isto vem a designação "radial", além disto, a banda de rodagem possui cintas de aço e tendo tratamento com outros tipos materiais (dependendo do modelo do pneu). Atualmente 99,9% dos pneus utilizados em automóveis de passeio, pick-ups, SUVs e vans são do tipo Radial. Afim de identificar o tipo de construção, os pneus sempre levam a letra "R" na medida antes do aro como por exemplo 175/70R13.
Diagonal: São pneus convencionais de tecnologia mais antiga, mas que ainda são muito utilizados em terrenos não pavimentados devido à sua capacidade de resistir a cortes laterais e tendo como vantagem o baixo preço em relação ao radial. A estrutura da carcaça utiliza lonas sobrepostas seguindo um sentido diagonal em relação ao centro do pneu. Para identificar este tipo de pneu, sempre levam um traço ( - ) na medida antes do aro como por exemplo: 7.50-16.
Diagonal Cintado: Este tipo de pneu une algumas características do diagonal na qual as lonas são diagonais e do radial onde possui as cintas na banda de rodagem. Esse tipo de estrutura é geralmente utilizado em pneus de motos e máquinas.
Importante: Em veículos de 2 eixos todos os pneus devem ter o mesmo tipo de estrutura, e já em veículos com mais de 2 eixos, jamais deve-se utilizar pneus com estruturas diferentes em um mesmo eixo.